Tempo de leitura: 4 minutos
Se você ainda não vende seu artesanato pela internet, saiba que uma das melhores vantagens de vender online é a facilidade com as cobranças. Imagine a seguinte situação: você vende uma peça para alguém conhecido e o cliente quer parcelar no PIX em 3 parcelas. Ele paga a primeira, mas depois não paga mais nada e não dá mais notícias. No começo, você fica chateada, mas depois acaba dizendo a si mesma que foi um presente e deixa pra lá.
Vendendo online, você não precisa mais se preocupar com isso. Quando o cliente paga com cartão de crédito ou PIX, você recebe o valor total de uma vez só. Mesmo que o cliente escolha parcelar o pagamento, o banco ou a instituição financeira com quem ele fez a transação assume o risco. Se ele não pagar uma parcela, o problema é com o banco, não com você.
Mas aí surge um problema: às vezes, clientes vão entrar em contato e pedir para pagar via PIX em parcelas, porque dizem que não têm dinheiro para pagar à vista e não possuem cartão de crédito. Esse é um risco que você precisa avaliar com cuidado.
Se você vende em um marketplace, como o Elo7, por exemplo, é importante lembrar que essas plataformas não permitem pagamentos por PIX parcelado. Se você passar seus dados para pagamento direto, a plataforma perde a comissão e você corre um grande risco de ter sua conta bloqueada e perder sua loja. No entanto, se você tem uma loja própria, fora de um marketplace, pode negociar da maneira que achar melhor. Só que, mesmo nesses casos, é sempre mais seguro receber o valor total à vista antes de enviar o produto, nunca em parcelas.
Infelizmente, sabemos que muitas pessoas não cumprem com suas dívidas, nem mesmo com amigos e familiares. Então, é um grande risco aceitar parcelamento via PIX diretamente, sem a garantia de que o pagamento será feito. Mesmo que a pessoa tenha boa intenção, sempre existe o risco de não pagar. Isso pode causar prejuízos financeiros e, o pior, pode fazer você sentir que estão desvalorizando o seu trabalho, o que pode tirar sua motivação de continuar.
Como lidar com isso com o cliente que quer parcelar no PIX?
Se você se sente confortável em ficar cobrando de alguém que está te devendo e acredita que vale a pena correr o risco, pode até aceitar o pagamento parcelado via PIX na sua loja independente (fora de marketplaces). Mas, se você tem receio de não receber o pagamento e acha que isso pode te desmotivar, é melhor não aceitar.
Se alguém te procurar em um marketplace e pedir para pagar em parcelas via PIX, simplesmente explique que a plataforma não permite esse tipo de pagamento, e que você só pode aceitar pagamentos via cartão, pix à vista ou qualquer outro meio que esteja atrelado àquela plataforma. Se a pessoa insistir, explique que, se você aceitar o pagamento dessa forma, corre o risco de ter a loja bloqueada.
Caso o pedido venha em sua loja independente, fora de plataformas como o Elo7, o caminho é o mesmo: seja educada e explique com clareza que você só pode oferecer parcelamento via cartão de crédito, e que não é possível aceitar pagamento parcelado por PIX. Pode ser que a pessoa desista da compra, e tudo bem! Nem toda venda vai se concretizar, e o importante é que você não aceite condições que possam colocar o seu trabalho em risco.
Lembre-se: a longo prazo, aceitar esse tipo de pagamento pode gerar dores de cabeça com cobranças não pagas e até comprometer o lucro do seu negócio. Por isso, seja firme e mantenha o seu processo de pagamento organizado e seguro.
Quer garantir que seu artesanato seja sempre valorizado e você nunca mais tenha prejuízo com pagamentos parcelados?
Com o Curso Quanto Custa o Seu Artesanato, você vai aprender a calcular e incluir no preço do seu produto todas as taxas de parcelamento, evitando surpresas e garantindo que seu trabalho seja pago de forma justa. Não perca a oportunidade de dominar a precificação e começar a vender com mais segurança e lucro!
👉 Clique aqui para acessar o curso e dar o próximo passo no seu negócio!
A seção Desatando Nós do Artesã de Valor foi criada para ajudar você a resolver os desafios diários do mundo do artesanato de forma simples e prática. Aqui, você encontra soluções rápidas para situações do cotidiano. Nosso objetivo é descomplicar a sua jornada, oferecendo dicas valiosas para que você consiga manter o seu negócio funcionando com confiança, sem perder tempo com dificuldades que podem surgir.